Prevenção de Quedas nos Idosos
Surgem, ao longo do tempo, diversos fatores biológicos e causa externas que determinam o progresso e a direção do envelhecimento. Conforme envelhecemos surge uma maior suscetibilidade a acidentes, dentro dos quais se identificam as quedas.
O Ministério da Saúde estima que 1 em cada 3 pessoas acima dos 65 anos já tenha sofrido uma queda. Considera-se um facto preocupante, pois após a primeira queda verifica-se um risco acrescido de cair novamente.
As quedas podem ocorrer devido a variados motivos: ambientais, que seja por deficiências na habitação ou barreiras arquitetónicas circundantes, quer por motivos intrínsecos, como a alteração da acuidade visual e/ou auditiva, a polimedicação, a deficiência nutricional, o sedentarismo, a reduzida mobilidade, entre outros.
Para que a prevenção de quedas seja eficaz e eficiente, durante a avaliação inicial, a Idade Ativa procede à análise de todos os aspetos fulcrais: iluminação deficiente, existência de tapetes inadequados, pisos escorregadios, má disposição da mobília, acessibilidades deficientes, calçado impróprio.
Conte com a Idade Ativa para o ajudar a planear, organizar e adaptar o seu domicílio.
As Estagiárias
Lúcia Melo, Sílvia Figueiredo
Idade Ativa