Consulta Gerontológica

Idade Ativa

Consulta Gerontológica o que é?

A progressiva alteração demográfica coloca desafios às famílias, ao governo e à própria sociedade, para as quais não estávamos preparados.

Neste sentido, surge a necessidade de se ajustarem políticas e conceitos, de forma a atuar com mais proximidade junto dos cidadãos idosos, permitindo evitar dependências, reduzir custos e humanizar cuidados tendo em atenção a heterogeneidade que o envelhecimento proporciona nos indivíduos.

Com tal exigência, tornou-se evidente a aquisição de mais conhecimento acerca do processo de envelhecimento, de como ele se encaixa na história de vida de cada pessoa e das suas consequências sobre a condição de vida humana.

Emerge desta forma e pertinentemente uma nova ciência, a gerontologia, definida como o estudo simultâneo e multidisciplinar do processo de envelhecimento, da velhice e do idoso; nesta base esta ciência estuda os fundamentos biológicos, psicológicos e sociais de todos estes pilares anteriormente mencionados. (Fonseca, 2004).

Com a saída de novos profissionais – Gerontólogos – para o mercado de trabalho, vão surgindo novos serviços direcionados para séniores, com o intuito principal de promover o envelhecimento ativo e de promover a saúde na terceira idade.

Um bom exemplo destes serviços é o caso da Consulta Gerontológica, assegurado por estes profissionais, técnicos de saúde especializados em envelhecimento, que pretende encontrar respostas eficazes para o melhoramento do dia-a-dia dos séniores. Esta consulta inclui uma avaliação multidimensional (biológica, psicológica e social) do idoso e posteriormente é elaborado um plano de intervenção personalizado e especifico de acordo com as suas necessidades.

Para que a possam entender com mais clareza, exemplifico vários motivos que o podem levar até uma destas consultas.

Sendo sénior… se tem dificuldade em lidar com o próprio processo de envelhecimento, se não encontra atividades de interesse, se pretende mudar os seus hábitos diários, se quer envelhecer ativamente ou se pretende cuidar mais de si… e não sabe por onde começar, aconselho-o a ir a uma consulta gerontológica pois pode esclarecer todos as suas dúvidas e através de um aconselhamento e orientações especificas pode encontrar a resposta para o que procura.

Esta consulta também se destina aos cuidadores formais e informais que pretendam obter mais informações acerca de como “cuidar melhor”, sobre determinada doença da pessoa cuidada, entre outras questões que sejam pertinentes no convívio diário com uma pessoa idosa com doença ou dependência. Esta consulta é essencial para os cuidadores pois além de o apoiar na prestação de cuidados ainda o ajuda na prevenção de burnout (sobrecarga emocional e física).

Marque já a sua Consulta Gerontológica

Diretora Técnica da Idade Ativa
Elisabete Rodrigues
(Gerontóloga)

Quer envelhecer com qualidade?
Consulte e seja acompanhado por um Gerontólogo!

Partilhar: