Optar Pelo Apoio Domiciliário

Idade Ativa

O apoio domiciliário é atualmente uma resposta social muito procurada pela população mais sénior, este serviço de cuidados domiciliários é a diferença entre manterem-se em casa ou serem admitidos num lar ou residência sénior.

Por outras palavras é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e ou pessoas que se encontrem no seu domicilio, em situação de dependência física e ou psíquica e que não possam assegurar, temporariamente ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e ou a realização das atividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.

O serviço de Apoio Domiciliário tem como objetivos:

  • Promover o envelhecimento ativo e produtivo.
  • Concorrer para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias.
  • Contribuir para a conciliação da vida familiar e profissional do agradado familiar.
  • Contribuir para a permanência das pessoas no seu meio habitual de vida, retardando ou evitando o recurso a estruturas residenciais.
  • Promover estratégias de desenvolvimento da autonomia.
  • Prestar os cuidados e serviços adequados às necessidades dos clientes.
  • Facilitar o acesso a serviços da comunidade.
  • Reforçar as competências e capacidades das famílias e de outras cuidadores.
  • Promove um ambiente mais saudável e incentiva o processo de recuperação.
  • O apoio domiciliário incentiva a de independência.

Antes de contratar o serviço procure saber:

  • A empresa é licenciada pelo Instituto da Segurança Social?
  • A empresa tem seguro de responsabilidade civil!
  • Os colaboradores são rigorosamente selecionados e com experiência nos cuidados?
  • Os colaboradores tem contrato com a empresa e foi verificado o registo criminal?
  • Os serviços são dedutíveis no IRS?
  • São feitas supervisões domiciliárias ao acompanhamento do serviço pela diretora técnica?
  • É feita uma visita inicialmente de avaliação gratuita e sem compromissos?
  • São feitas reavaliações regulares com o próprio e com os familiares?
  • Tem a garantia que o cuidado será substituído em casos imprevistos?
  • É elaborado um plano de cuidados personalizados adaptados às reais necessidades da pessoa?
  • Tem sempre alguém com quem falar 24h por dia, 7 dias por semana?

A Direcção Técnica

    Idade Ativa

 

Envelheça com qualidade.
Existimos por si e pelo seu conforto! 24h por dia…

Partilhar: